Nesta unidade curricular deverão ser identificadas e analisadas as grandes problemáticas que afetam estes grupos etários.
Na pretensão de distinguir
elementos constituintes dessas problemáticas estabelecem-se as relações entre
contextos sociológicos e educacionais que suportam as problemáticas em
evidência.
Serão preconizadas formas de intervenção que conduzam ao desenvolvimento
pessoal e social de adolescentes e jovens em risco.UC de 3a1s (3.º ano curricular, 1.º semestre=semestre outono/inverno)
tema 1 conceitos de “adolescência” e “juventude”
O sentido equívoco atual dos mesmos conceitos.
tema 2 Identidade pessoal
Autonomia vs Dependência
tema 3 políticas juvenis
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tema 1 conceitos de “adolescência” e “juventude”
- O sentido equívoco atual dos mesmos conceitos.Guerreiro, M. & Abrantes, P. (2007). Transições Incertas: Os Jovens perante o Trabalho e a Família. Lisboa: CITE.
(para a temática, leia-se pp. 39-44).
Outros artigos:
Adolescência em perspectiva: algumas visões e evolução sobre este conceito
Veja em análise social, revista do Instituto de C. Sociais da Univ. de Lisboa
de José Machado Pais
Análise Social, Vol. XXV (1.º-2.º), 1990 (n.º 105-106), pp. 139-165
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dó_òb dó_ób dó_òb dò_ób dó_ób dº~ºb dó_òb dó_òb dò_ób dó_ób d-_-b dó_òb dó_ób dó_òb dó_òb d-_-b tema 2.1 Autonomia vs Dependência
Erikson - Teoria do Desenvolvimento Psicossocial:
13 -> 21 anos (puberdade e
adolescência) - fase da moratória psicossocial (em cada uma
das fases, a pessoa tem de resolver uma crise interna, resultante da interação
com o meio social)
identidade x confusão de papéis
·
revolução
fisiológica! (maturidade sexual e intelectual)
·
integração em
grupos estranhos à família
·
crise de
identidade – contato com múltiplos papéis e realidades
·
busca da
verdade
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os três níveis de Autonomia,
segundo Noom, Dekovic e Meeus (conf. Reichert & Wagner)
·
atitudinal
·
emocional
·
funcional
atitudinal (ou cognitiva) – capacidade de definir metas,
objetivos; fazer as escolhas pessoais equacionando o que se quer e as
oportunidades disponíveis;
emocional – a conquista da confiança em si próprio (ainda que os seus desejos e
valores não sejam iguais ou aprovados por pais ou amigos);
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a ler:
Reichert, C. &
Wagner, A. (2007). Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais. Psico, 38(3).
pp. 292-295.
Maia, C., Freira, S.,
Fonseca, H., Pedro, R. & Silva, F. (2010). Consumo de Substâncias no Adolescente. Acta Pediátrica Portuguesa. 41(6),
pp. 262-265.
Martins, M. (2005). Condutas agressivas na adolescência: Factores de risco e de Protecção. Análise Psicológica,
2 (XXIII). pp. 129-135.
D’Oliveira, C. (2008).
Suicídio em Jovens: Perspetivas sistémicas. In Ruzzy, M. & Grosmann, E.
(Eds). Saúde do Adolescente: Competências e Habilidades.
Brasília: Ministério da Saúde. [pp. 145-151]
recomenda-se ainda:
Menezes, I. (2005). O desenvolvimento psicossocial na adolescência:
Mudanças na definição de si próprio, nas relações com os outros e na
participação Social e Cívica. In Miranda,
G. & Bahia, S. (Ed). Psicologia da
Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio
D’Água. [pp. 93-117 - texto
disponibilizado na UC de Psicologia do Desenvolvimento II]
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tema 3 políticas
juvenis
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da Comissão Europeia
(clique no título)
pode ver também:
PARECER
sobre o Livro branco ->
A Comissão adoptou uma nova estratégia da UE para as
políticas de juventude a desenvolver na próxima década. Designada «Estratégia da UE para a Juventude –
Investir e Mobilizar», esta nova estratégia reconhece que
1) os jovens são um dos grupos mais vulneráveis da sociedade, sobretudo na actual situação de crise económica e financeira, e que
A nova estratégia é trans-sectorial e engloba acções a curto e a longo prazo, envolvendo domínios políticos fundamentais que afectam os jovens europeus, em especial a educação dos jovens, o emprego, a criatividade e o empreendedorismo, a inclusão social, a saúde e o desporto, a participação cívica e o voluntariado. A nova estratégia sublinha a importância do trabalho socioeducativo em prol dos jovens e define medidas reforçadas para uma melhor aplicação das políticas de juventude ao nível da UE.2) na nossa sociedade em envelhecimento, os jovens são um recurso precioso.
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A Resolução do Conselho de Ministros n.º 11/2013 - Aprova,
na sequência da elaboração do Livro Branco, as orientações estratégicas de intervenção para a política da juventude nas seguintes
áreas:
1 - Educação e Formação;2 - Emprego e Empreendedorismo;3 - Participação Cívica;4 - Emancipação Jovem;5 - Mobilidade e jovem português no mundo;5.1 - Mobilidade sustentável;6 - Prevenção Rodoviária;7 - Saúde e prevenção de comportamentos de risco;7.1 - Nutrição;7.2 - Consumo de substâncias nocivas;7.3 - Sexualidade;8 - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;9 – Cultura (Erudita, Popular, Digital), Inovação e Criatividade;10 - Voluntariado;11 - Combate à desigualdade de oportunidades e Inclusão social;12 - Habitação;13 - Solidariedade intergeracional;14 - Associativismo.
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Pode aceder ao site de Javier Urra
clicando na imagem à esquerda.
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Bibliografia:
Obrigatória:
Braconnier, A. e Marcelli, D. (2000). As Mil Faces da Adolescência. Lisboa:
CLIMEPSI Editores.
Opcional (facultativa):
Urra, J. (2007). O
Pequeno Ditador – da criança mimada ao adolescente agressivo. Lisboa: A
Esfera dos Livros.
Neuenschwander, M. (AAAA). O Desenvolvimento e Identidade na Adolescência. Coimbra: Almedina.
Damon, W. (AAAA). Que Futuro para os Jovens de Hoje? Lisboa: Editorial Presença.
Damon, W. (AAAA). Que Futuro para os Jovens de Hoje? Lisboa: Editorial Presença.
Recomendo:
Fonseca, A. (Ed.). (2010). Crianças e adolescentes: Uma
abordagem multidisciplinar. Coimbra: Almedina.
Imagem da UC (jovens) adaptada de copetoons.com by Mike Cope
Foto Daniel Sampaio de rr.sapo.pt
+ imagens acedidas ou adaptadas de: http://www.danhegelund.com;
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