Problemáticas e perspetivas de intervenção na Infância
1- Fatores de
risco e resiliência na Infância
1.a) Contextos de risco - análise segundo o Modelo
Ecossistémico de Bronfenbrenner.
1.b) Fatores de risco e protetores do desenvolvimento
infantil
1.c) Enquadramento legal da proteção das crianças em risco
Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner
O
desenvolvimento humano foi olhado de nova maneira depois de Bronfenbrenner – a
Psicologia passou a avaliar cada pessoa
tendo em conta fatores para além das suas caraterísticas pessoais. Estas
caraterísticas deixam de ser consideradas apenas fatores estáticos e
dependentes, mas produto de processos
de interação, condicionados pelo contexto e pelo período em que ocorrem (e sendo,
igualmente, produtoras de desenvolvimento):
D = f
(PA): “ As características da pessoa em dado momento de sua vida
são uma função conjunta das características individuais e do ambiente ao longo
do curso de sua vida naquele dado momento” (Bronfenbrenner apud Narvaz & Koller, 2004, p. 53).
O
contexto em que o desenvolvimento
ocorre tem grande importância, considerando o modelo bioecológico de
Bronfenbrenner quatro sistemas:
- o microssistema – os mais próximos: família, pares (colegas de escola, amigos);
- o mesossistema – onde interagem os diversos microssistemas (família, escola, associação);
- o exossistema – contextos em que, não tendo intervenção direta, o vão influenciar: família alargada, trabalho dos pais; e
- o macrossistema – o espaço sociocultural, normas, políticas.
O
tempo – o cronossistema – vai ser um
fator transversal: os acontecimentos de vida marcantes (uma morte, um
nascimento, novo emprego) e as ocorrências da época em que vive (crise
económica, guerra) condicionarão as oportunidades de desenvolvimento.
Fatores de risco – ...
Fatores protetores – ...
2 - Riscos na
infância, e respostas sociais ao risco
2.a) O trabalho infantil
2.b) Os maus-tratos na infância:
Abuso
Físico; Abuso Sexual; Abuso psicológico;
Negligência;
Bullying e Cyberbullying;
2.c) A Institucionalização: caraterísticas de uma resposta
institucional bem-sucedida
2.d) Prevenção e intervenção em contextos de risco.
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Uma criança será sempre uma criança com as suas necessidades e interesses próprios, independentemente do lugar e cultura em que se insere e, deste modo, os acontecimentos que coloquem em causa ou violem as suas necessidades e interesses constituem maus-tratos.
(Azevedo & Maia, 2006, p. 20)
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Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/5664
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imagens: estudante/bibliog. adapt. de http://novacharges.wordpress.com/tag/estudo/ ; modelo Bronfenbrenner de ygevefygeruw.opx.pl