Problemática da avaliação de projetos e programas educativos, as correspondentes modalidades e instrumentos. Pretende-se que no final desta unidade o estudante seja capaz de: elaborar, coordenar a execução e avaliar a implementação de projectos educacionais.
1) Tipos de projetos e suas principais caraterísticas.
2) Fases de conceção de projetos.
3) Adequação de projetos educacionais a diferentes contextos de trabalho.
4) Modos e técnicas de avaliação de projetos.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 2) Fases de conceção de projetos.
3) Adequação de projetos educacionais a diferentes contextos de trabalho.
4) Modos e técnicas de avaliação de projetos.
1) Tipos de projetos e suas principais caraterísticas.
As problemáticas sociais da atualidade exigem propostas de intervenção social – projetos operatórios – que devem ser adequados à realidade do público-alvo e ser fruto de um estudo aprofundado dessas mesmas problemáticas.
Os projetos impõem-se (. . .) como uma característica e um imperativo da sociedade. Uma característica porque são instrumentos reguladores da ação e permitem maximizar a eficácia e a eficiência das nossas atividades, um imperativo porque podem responder a necessidades prementes e ser um trampolim para a emancipação social. Neste contexto encaramos o Projeto Educacional como um guia para a ação dos profissionais que visa transformar positivamente uma realidade através da resolução de problemas detetados num determinado grupo social. (Miranda & Cabral, 2012, p.12)
Tipos de projetos educacionaisProjetos Intervenção SocialProjetos Educativos e PedagógicosProjetos individuais de formação
Projetos Intervenção Social
(geralmente desenvolvidos por autarquias, ONG, associações, estado) – visam responder a carências, ultrapassar fragilidades, prevenir situações de risco: formação e inserção social e/ou profissional, melhorar a qualidade de vida das populações;
Projetos Educativos e Pedagógicos
P. Educativos (âmbito mais geral) (parceria das entidades atrás referidas com instituições formais de ensino e outras entidades/parceiros da comunidade – p. ex. as empresas) – âmbito não formal e informal; Educar = alterar comportamentos, valores, atitudes;
P. Pedagógicos (contexto formal de ensino) – o objetivo é o ensino/aprendizagem numa área específica do conhecimento; envolvem alunos e professores, regulando a interação nas instituições de ensino;
Projetos individuais de formação
Formação profissional, com o fim de inserir no mercado de trabalho, permitir mobilidade profissional - dar formação específica para suprir necessidades pessoais e do mercado de trabalho/comunidade.@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
2) Fases de conceção de projetos.
Diagnóstico – análise da situação a intervirDesenvolvimento – elaboração do projeto e sua aplicação ao público-alvoAvaliação – o balanço do trabalho realizado
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Projeto = proposta inovadora: criativa, aliciante
Adaptada à realidade (carências, aspirações da população-alvo)Ter em conta forças, fraquezas, expetativas, entraves
- Determinar um problema a resolver – formular a pergunta de partida
- Escolher a abordagem – problemática /prisma pelo qual se vai trabalhar
- Investigar/recolher informação
- Avaliar necessidades da população-alvo:
- prescritivas,
- individualizadas,
- de desenvolvimento
- Estabelecer prioridades
- Analisar a informação recolhida (tratamento estatístico/análise de conteúdo)
A análise SWOT:
Como analisar os dados recolhidos sobre a situação que tem de ser intervencionada? (fase final do diagnóstico)
faz-se uma análise SWOT.
O que é isso?
Strenghts (pontos fortes)
Weaknesses (pontos fracos)
Opportunities (oportunidades)
Threats (ameaças)
Quais são os fatores internos que temos de ter em conta?
- Quais os pontos fortes na dinâmica entidade(s) promotora(s)/público-alvo?
- Quais os pontos fracos?
Como aproveitar os primeiros e como minorar os segundos?
Quais são os fatores externos que temos de ter em conta?
- Que oportunidades estão disponíveis no meio externo?
- Que ameaças?
Como usar as primeiras e evitar as segundas?
Um quadro SWOT é uma forma de esquematizar e clarificar o diagnóstico feito da realidade a ser intervencionada.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
3) Adequação de projetos educacionais a diferentes contextos de trabalho.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
3) Adequação de projetos educacionais a diferentes contextos de trabalho.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
4) Modos e técnicas de avaliação de projetos.
A avaliação do projeto
Para quê? »»» A avaliação mede a adequabilidade do nosso projeto, a sua pertinência, a sua eficácia.
Avalia-se:
a elaboração do projeto
|
antes
|
avaliação diagnóstica
|
a sua implementação
|
durante
|
avaliação formativa
|
e os seus resultados
|
depois
|
avaliação somativa
|
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Bibliografia recomendada na UC:
Obrigatória
Miranda, B. e Cabral, P. (2011). Projetos de inserção Educativa.
Complementar Miranda, B. e Cabral, P. (2011). Projetos de inserção Educativa.
Boutinet, J-P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
Varela, C. (sd). Gestão e Avaliação de Projectos nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Aconselho:
Miranda, B. e Cabral, P. (2012). Projetos de Intervenção Educativa. [GEAPE]
Azevedo, R. (Ed.). (2011). Projetos Educativos: Elaboração, Monitorização e Avaliação Guião de apoio. Lisboa: ANQ.