11025 Pedag.F.Adultos

Competências a desenvolver com a frequência desta UC:
- Conceptuais, no domínio das principais correntes pedagógicas da formação/educação de adultos, na sociedade dita ocidental.
- De interpretação das diversas propostas de formação de adultos, atendendo aos cenários e aos propósitos com que se desenvolveram.
- Conceptuais, no domínio da evolução temporal das modalidades de formação/educação de adultos, em Portugal.
- De (co)construção duma postura crítica e assertiva, face aos desafios que se colocam aos adultos pouco escolarizados, nos domínios da formação/educação, em Portugal.

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UT I   Tradições históricas na formação/educação de adultos
O papel humanista da UNESCO.
Pragmatismo: contributos de Dewey e Lindeman.
A reflexividade e a perspetiva individual de sentido: Mezirow.
Pedagogia crítica emancipatória: o contributo de Freire.
O modelo andragógico: Knowles.
Educação Recorrente.
Aprendendo a aprender: Perret-Clermont e Perret.

Adult Education (position paper UNESCO CONFINTEA VI 
[6.ª conferência internacional sobre educação de adultos])




Clique na imagem para aceder ao relatório final da CONFINTEA VI




Adult learning and the challenges of the 21st century
(acesso a 29 cadernos resultantes dos trabalhos da CONFINTEA V em inglês/francês/espanhol)



Aprender é viver: a conclusão do percurso na formação e educação de adultos      
(breve ensaio sobre o tema 1)
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Paulo Freire    (Recife, 1921 - São Paulo, 1997)


Saiba mais 
sobre o Método Paulo Freire:
(clique para aceder ao livro)

O mentor da educação para a consciência
(leia na revista nova escola)  
defendia como objetivo da escola 
ensinar o aluno a "ler o mundo" 
para poder transformá-lo


Para o pedagogo, a relação educador/educando tem de ser diferente, deve ser facilitador; 
o aprendente deve ter um papel crítico no processo.

O adulto não deve ser educado pela "cartilha" - há que relacionar o que se ensina com a realidade de quem aprende.

Freire tem uma perspetiva política/politizada da educação, influenciada pelo marxismo: a educação como processo de libertação das classes dominantes / emancipação do aprendente.



Os primeiros alunos do método de Paulo Freire...
(A reportagem, 50 anos depois)
Paulo Alves de Souza, 70 anos, Maria Eneide de Araujo Melo, 56, e Idália Marrocos da Silva, 83. Três personagens de uma história que teve como cenário a pequena cidade de Angicos, localizada na região central do Rio Grande do Norte, a 170 km de Natal, e que completa 50 anos neste mês de abril. Os três fizeram parte da experiência de alfabetização de adultos, conhecida como as 40 Horas de Angicos, na qual foram alfabetizados cerca de 300 angicanos, em 1963, sob a supervisão do educador Paulo Freire.
Veja as publicações 

recomendo:
                   
                  Diálogos através de Paulo Freire


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Veja a série de programas (radiofónicos) (www.radioholanda.nl)
Muito interessante!

Paulo Freire: o Andarilho da Utopia


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UT II   Formação/educação de adultos em Portugal



O estado da arte até à publicação da LBSE (Lei de Bases do Sistema Educativo). [índice]
LBSE e Lei-Quadro da Educação de Adultos.
Ensino recorrente.
Outras modalidades de formação/educação de adultos.

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RVCC - RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

 


 



              




nota: a blogger declina toda a responsabilidade de dificuldades de visualização de "sítios" do governo português "atuais" e deseja sorte a todos para encontrarem as versões anteriores em arquivos da web, uma vez que o governo, ao tomar posse, apagou os excelentes sites .gov (da área da educação e não só) e os substituiu por sucedâneos geralmente desagradáveis.


Bibliografia recomendada na UC:
Quintas, H. L. M. (2008). Educação de Adultos: vida no currículo e currículo na vida. Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação, I.P.
Lima, L. (2008). A Educação de Adultos em Portugal (1974-2004). Entre as lógicas de educação popular e da gestão de Recursos Humanos. In Canário, R e Cabrito, B. (orgs.). Educação e Formação de Adultos. Mutações e Convergências. Lisboa: Educa.
Arnold, R. (2004). Pedagogía de la formación de adultos. Montevideo: Cinterfor/OIT.

Nota importante!: nesta UC são fornecidos textos elaborados pela docente, relativos a cada um dos itens das unidades temáticas - são claros e permitem uma boa apreensão dessas temáticas. 

Imagens: (círculo aprendizagem adultos) http://www.fissure.com/why_simulation.cfm; (welcome back) http://blog.secularprolife.org/2011/09/back-to-school.html