11008 Conceção e desenvolvimento de programas de formação




Fundamentos e práticas de conceção, elaboração, implementação e avaliação de programas de formação.



competências a adquirir:
- Agregar objetivos de aprendizagem por domínios do saber e formas de organizar a formação;
- Desenhar itinerários de aprendizagem, modularizáveis e ajustados a públicos e contextos determinados;
- Estabelecer sequências de conteúdos e respetivos saberes a adquirir/desenvolver;
- Selecionar estratégias de aprendizagem adequadas aos formandos e aos contextos;
- Conceber, validar e produzir recursos técnico-pedagógicos;
- Estruturar, validar e produzir guiões pedagógicos;
- Produzir e validar ajudas ao trabalho adequadas aos públicos e contextos de trabalho;
- Definir a estratégia avaliativa.
Tema 1 - Desenho da proposta formativa e organização das sequências pedagógicas
Tema 2 - Realização de recursos técnico-pedagógicos e preparação de equipamentos de apoio
Tema 3 - Avaliação da estratégia pedagógica
O modelo ADORA
Analisar contextos;
Desenhar proposta formativa;
Organizar sequências pedagógicas;
Realizar recursos técnico-pedagógicos  e preparar equipamentos de apoio;
Avaliar a estratégia pedagógica.
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Tema 1 Desenho da proposta formativa e organização das sequências pedagógicas

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Tema 2 Realização de recursos técnico-pedagógicos e preparação de equipamentos de apoio

Fatores a ter em conta na seleção de 
métodos pedagógicos:
  • as caraterísticas dos formandos;
  • os seus estilos de aprendizagem;
  • a natureza dos objetivos a alcançar;
  • a forma de organizar a formação;
  • os meios (RH, materiais, $) disponíveis.

Fatores a ter em conta na seleção de 
de recursos técnico-pedagógicos (RTP) e equipamentos de apoio:
  • a natureza dos conteúdos de aprendizagem; 
  • as caraterísticas dos métodos pedagógicos a aplicar; 
  • as caraterísticas do público-alvo; 
  • as características do próprio RTP ou equipamento de apoio; 
  • o tempo disponível para a realização da ação; 
  • a experiência/familiarização do formador na aplicação desses métodos pedagógicos e na utilização dos recursos e suportes técnico-pedagógicos; 
  • a dimensão da população a formar; 
  • a capacidade instalada da organização formadora.

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Tema 3 Avaliação da estratégia pedagógica



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Bibliografia obrigatória:
Instituto para a Qualidade na Formação (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação.
Instituto para a Qualidade na Formação (2006). Guia para a Avaliação da formação. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação.

Bibliografia complementar:
Ceitil, M. (2002). O Papel da Formação no Desenvolvimento de Novas Competências in Caetano, A. e Vala J. (org). Gestão de Recursos Humanos. Contextos, Processos e Técnicas. [2ª ed.]. Lisboa: RH Editora, Lda.
Cruz, J. (1998). Formação Profissional em Portugal. Do levantamento de necessidades à avaliação. Lisboa: Ed. Sílabo.
Dias, J. M. (2000). Elaboração de programas de formação. Lisboa: IEFP.
Lawson, K. (1998). The Trainer's Handbook. San Francisco: Jossey-Bass Pfeiffer.
Meignant, A. (1999). A gestão da formação. Lisboa: Dom Quixote.
Piskurich, G. M. (et al.) (2000). The ASTD handbook of training design and delivery: comprehensive guide to creating and delivering training programs in, structured computer-based or self-direct. New York: McGraw-Hill.