Fundamentos
e práticas de conceção, elaboração, implementação e avaliação de programas de
formação.
competências a adquirir:
- Agregar objetivos de aprendizagem
por domínios do saber e formas de organizar a formação;
- Desenhar itinerários de
aprendizagem, modularizáveis e ajustados a públicos e contextos determinados;
- Estabelecer sequências de
conteúdos e respetivos saberes a adquirir/desenvolver;
- Selecionar estratégias de
aprendizagem adequadas aos formandos e aos contextos;
- Conceber, validar e produzir
recursos técnico-pedagógicos;
- Estruturar, validar e produzir
guiões pedagógicos;
- Produzir e validar ajudas ao
trabalho adequadas aos públicos e contextos de trabalho;
- Definir a estratégia avaliativa.
Tema 1 - Desenho da proposta formativa e organização das sequências pedagógicasTema 2 - Realização de recursos técnico-pedagógicos e preparação de equipamentos de apoioTema 3 - Avaliação da estratégia pedagógica
O modelo ADORA
Analisar contextos;
Desenhar proposta formativa;
Organizar sequências pedagógicas;
Realizar recursos técnico-pedagógicos e preparar equipamentos de apoio;
Avaliar a estratégia pedagógica.
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Tema
1 Desenho da proposta formativa e organização das sequências pedagógicas
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Tema 2 Realização de recursos
técnico-pedagógicos e preparação de equipamentos de apoio
Fatores a ter em conta na seleção de
métodos pedagógicos:
- as caraterísticas dos formandos;
- os seus estilos de aprendizagem;
- a natureza dos objetivos a alcançar;
- a forma de organizar a formação;
- os meios (RH, materiais, $) disponíveis.
Fatores a ter em conta na seleção de
de recursos técnico-pedagógicos (RTP) e equipamentos de apoio:
- a natureza dos conteúdos de aprendizagem;
- as caraterísticas dos métodos pedagógicos a aplicar;
- as caraterísticas do público-alvo;
- as características do próprio RTP ou equipamento de apoio;
- o tempo disponível para a realização da ação;
- a experiência/familiarização do formador na aplicação desses métodos pedagógicos e na utilização dos recursos e suportes técnico-pedagógicos;
- a dimensão da população a formar;
- a capacidade instalada da organização formadora.
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Tema 3 Avaliação da estratégia
pedagógica
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Bibliografia
obrigatória:
Instituto para
a Qualidade na Formação (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: Instituto para a
Qualidade na Formação.
Instituto para
a Qualidade na Formação (2006). Guia para a Avaliação da formação. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação.
Bibliografia
complementar:
Ceitil, M.
(2002). O Papel da Formação no Desenvolvimento de Novas Competências in
Caetano, A. e Vala J. (org). Gestão de
Recursos Humanos. Contextos, Processos e Técnicas. [2ª ed.]. Lisboa: RH
Editora, Lda.
Cruz, J.
(1998). Formação Profissional em
Portugal. Do levantamento de necessidades à avaliação. Lisboa: Ed. Sílabo.
Dias, J. M.
(2000). Elaboração de programas de formação. Lisboa: IEFP.
Lawson, K.
(1998). The Trainer's Handbook. San
Francisco: Jossey-Bass Pfeiffer.
Meignant, A.
(1999). A gestão da formação. Lisboa:
Dom Quixote.
Piskurich, G.
M. (et al.) (2000). The ASTD handbook of training design and
delivery: comprehensive guide to creating and delivering training programs in,
structured computer-based or self-direct. New York: McGraw-Hill.